segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cuidado com excessos de aulas extras


A Folha de São Paulo, trouxe na edição de domingo, 21/03, uma matéria mostrando a diversidade de cursos oferecidos por escolas particulares no contra-turno. A demanda para estes cursos vem dos próprios pais que precisam que seus filhos tenham outros aprendizados, mas não querem submetê-los aos perigos de uma cidade como São Paulo, assim ficam durante todo o dia na escola o que é  muito mais seguro e prático.

Concordamos com esta necessidade e estas possibilidades que as escolas oferecem aos alunos. Lembramos apenas que antes de inscrever as crianças em um número exagerado de aulas extras os pais devem realmente entender o que os filhos desejam fazer, quais os cursos têm mais haver com a personalidade e aptidão desta criança. É também é importante um equilíbrio, lembrar que esta criança precisa de uma agenda onde tenha tempo para estudar todos os dias e precisa de um tempo livre, para realmente fazer uam atividade livre, às vezes até não fazer nada.  

Quando pais e filhos conseguem resolver esta equação: curso + interesse + agenda = equilíbrio, a opção por cursos dentro da escola é muito acertada, com certeza.

Veja um trecho da matéria:


Escola particular oferece até iatismo para 'ocupar' aluno
SABINE RIGHETTI

As escolas particulares de São Paulo estão cada vez mais criativas na oferta de cursos extracurriculares --a maioria pagos-- para seus alunos.

Entre as tendências do modismo estudantil estão robótica e esgrima. Mas há quem vá além e ofereça até iatismo.

Análise: Atividade deve dialogar com projeto pedagógico
Pais ocupados alavancam procura por curso extra

Esse é o caso, por exemplo, do Colégio Humboldt, que trouxe a modalidade no começo deste ano. "A demanda por novidades veio dos próprios alunos", diz Everton Augustin, diretor-geral da escola.

O curso de iatismo, oferecido nas tardes de terças e quintas-feiras, tem 47 alunos de 7 a 18 anos. "Ficamos surpresos com a demanda", diz o coordenador Marcos Biekarck.

Para quem quer fazer universidade na Alemanha e cursa um ano adicional no ensino médio, o iatismo é a atividade esportiva regular.

O equipamento fica por conta da escola. Se o aluno quisesse comprar a própria vela, teria de desembolsar algo entre R$ 4.000 e R$ 6.000.

A maioria das modalidades extras funciona como um "plus" para segurar os alunos por mais tempo na escola.

Das seis escolas ouvidas pela Folha, apenas o Colégio Bandeirantes, que está entre as cinco melhores escolas paulistas de acordo com o último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), não cobra por nenhum curso a mais.

ESPECIFICIDADE
A oferta de cursos como iatismo, diz o diretor do Humboldt, não significa que esportes tradicionais como o futebol, perderam espaço. A ideia é "atender especificidades dos alunos".
É o caso de Yuliette Medina Maldonado, 14. A garota mexicana recém-chegada ao Brasil pinta quadros e gosta de música, como conta o pai. A dedicação aos esportes surgiu nas aulas de esgrima, curso extra da Escola Internacional de Alphaville.
"Ela conseguiu encontrar um esporte que tem afinidade com atividades artísticas", afirma o engenheiro químico Enrique Medina, pai da garota. Ele desembolsa cerca de 10% a mais na mensalidade da filha para o esporte.
Mas não são apenas os esportes que estão na lista das atividades fora do currículo.
No Porto Seguro, uma modalidade que faz sucesso é o curso de análise de notícias."Analisamos textos sob o ponto de vista da história, da geografia e da biologia", diz o professor Rafael Covre.
A maioria dos alunos é composta por estudantes que pretendem fazer curso universitário em humanas.
No São Luís, quem vai prestar exatas tem aprendido robótica com peças de Lego. Segundo a escola, 80% dos estudantes são meninos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário